{"id":10375,"date":"2020-11-11T13:31:03","date_gmt":"2020-11-11T13:31:03","guid":{"rendered":"https:\/\/www.informecruz.com.br\/?p=10375"},"modified":"2020-11-11T13:31:03","modified_gmt":"2020-11-11T13:31:03","slug":"mortes-de-ciclistas-em-rodovias-federais-na-bahia-aumentaram-60-alerta-prf","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.informecruzonline.com.br\/mortes-de-ciclistas-em-rodovias-federais-na-bahia-aumentaram-60-alerta-prf\/","title":{"rendered":"Mortes de ciclistas em rodovias federais na Bahia aumentaram 60%, alerta PRF"},"content":{"rendered":"<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white;\"><strong><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">A colis\u00e3o que levou a \u00f3bito um ciclista em um trecho da BR-101 em Buerarema, no Sul baiano, no domingo (8) mostra um aumento de acidentes e de v\u00edtimas fatais quando o atingido est\u00e1 em uma bicicleta. Segundo informou a Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF-BA) ao Bahia Not\u00edcias, houve um aumento de 60% no n\u00famero de \u00f3bitos com ciclistas em estradas federais que passam pela Bahia. O per\u00edodo pesquisado corresponde a 1\u00b0 de janeiro at\u00e9 31 de outubro.<\/span><\/strong><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">\u00a0<\/span><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">\u00a0<\/span><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><strong style=\"box-sizing: border-box;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">Enquanto que em 2019 foram 10 mortes de ciclistas, em 2020 foram 16 no mesmo intervalo de tempo. Os casos tamb\u00e9m mostram aumento de acidentes. Houve eleva\u00e7\u00e3o de 20,7% no n\u00famero deles com v\u00edtimas ciclistas. Foram 58 acidentes no per\u00edodo de 2019, e 70 no deste ano. Desses totais, o n\u00famero de acidentes graves foi quase semelhante: 29 em 2019, e 31 em 2020.<\/span><\/strong><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">\u00a0<\/span><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><strong style=\"box-sizing: border-box;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">Entre as rodovias federais na Bahia, a que teve mais acidentes foi a BR-116. Na rodovia federal com maior malha no estado ocorreram 21 acidentes em 2019 e 26 neste ano. J\u00e1 na BR-101 \u2013 segunda em malha na Bahia \u2013 foram 10 em 2019 e 20 neste ano. De acordo com a PRF-BA, a diminui\u00e7\u00e3o dos acidentes com ciclistas depende n\u00e3o s\u00f3 de quem est\u00e1 na bicicleta.<\/span><\/strong><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">\u00a0<\/span><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><strong style=\"box-sizing: border-box;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">DIST\u00c2NCIA M\u00cdNIMA\u00a0DE 1,5 M<\/span><\/strong><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><strong style=\"box-sizing: border-box;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">Precisa tamb\u00e9m de aten\u00e7\u00e3o de quem est\u00e1 no volante dos outros ve\u00edculos. O principal fator das colis\u00f5es com as bicicletas, principalmente as laterais, \u00e9 o n\u00e3o cumprimento da dist\u00e2ncia m\u00ednima de 1,5 metro. No grupo das colis\u00f5es, as transversais s\u00e3o uma das mais frequentes. Ela ocorre nas mudan\u00e7as de posi\u00e7\u00e3o \u2013 seja para entrar em uma via ou mudar de dire\u00e7\u00e3o \u2013 quando n\u00e3o se faz a sinaliza\u00e7\u00e3o correta. A corpora\u00e7\u00e3o alerta que o ciclista deve adotar posturas prudentes, como fazer a sinaliza\u00e7\u00e3o correta e usar equipamentos de seguran\u00e7a.<\/span><\/strong><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">\u00a0<\/span><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><strong style=\"box-sizing: border-box;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">Para bicicletas com aro superior a 20 os itens obrigat\u00f3rios s\u00e3o: campainha, sinaliza\u00e7\u00e3o noturna dianteira (nas cores branca ou amarela), traseira (na cor vermelha), lateral e nos pedais, em qualquer cor, e espelho retrovisor do lado esquerdo (acoplado ao guidom e sem haste de sustenta\u00e7\u00e3o).<\/span><\/strong><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">\u00a0<\/span><\/p>\n<p style=\"margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; background: white; box-sizing: border-box; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; orphans: 2; text-align: start; widows: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; word-spacing: 0px;\"><strong style=\"box-sizing: border-box;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Tahoma',sans-serif; color: #333333;\">A PRF-BA ainda adverte que ciclistas devem circular sempre no acostamento. Em caso de n\u00e3o haver o espa\u00e7o, o tr\u00e2nsito delas deve ocorrer nas bordas da pista de rolamento, em fila, no mesmo sentido de circula\u00e7\u00e3o regulamentado para a via. (Bahia Noticias)<\/span><\/strong><\/p>\n<h1 style=\"line-height: 37.5pt; background: white; margin: 0cm 0cm 5.25pt 0cm;\"><span style=\"font-size: 14.0pt; font-family: 'Open Sans',serif; color: #111111; font-weight: normal;\">\u00a0<\/span><\/h1>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>A colis\u00e3o que levou a \u00f3bito um ciclista em um trecho da BR-101 em Buerarema, no Sul baiano, no domingo (8) mostra um aumento de acidentes e de v\u00edtimas fatais quando o atingido est\u00e1 em uma bicicleta. 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